sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

EXÚS, À HISTÓRIA POR TRAZ DA HISTÓRIA

Exus
Na corte astral, celestial, havia um anjo chamado Lúcifer, o Anjo Belo, o primeiro dos Querubins, com grandes poderes e conhecimentos.
Estranhos sentimentos, orgulho e vaidade, penetram em seu coração, fazendo com que ele conspirasse contra Deus, querendo o lugar do Altíssimo.
O Anjo Belo conseguiu arrebatar uma legião de anjos para o combate causando assim uma revolta celestial.
Sendo derrotado, o Anjo Belo, e obtendo assim a ira de Deus, foi expulso e foi obrigado a levar sua legião consigo.
Outra versão conta que por Lúcifer, ser o mais belo dos anjos e por ter sido criado para ser o Anjo da Luz, à ele coube a tarefa mais difícil: representar o mal e as trevas para que possa haver um equilíbrio.
Chamado de Satanás (adversário do Pai) e também de Exus (traidor do povo) pelo Pai Criador.

Seu Belo, Satanás, Exu, Diabo, Capeta, o Cão, Demônio, são algumas formas de chamamento de seu Lúcifer, o Rei das Trevas, do mal, porém sua falange é organizada com muito rigor e dureza.

"Assim como a Santíssima Trindade", as três manifestações do Altíssimo são:

Pai - Obatalá
Filho - Oxalá
Espírito Santo - Ifá
Sua Alteza Lúcifer, também apresenta-se numa trindade, comandando o Reino dos Exus, sendo:

Lúcifer, Béelzebuth e Aschtaroth.

Lúcifer, comandante supremo, dá-se o direito de apresentar-se da maneira que desejar.
Trajando capa preta com forro vermelho, possui dois chifres (cornos), é um autêntico cavalheiro, adora bebidas finas e bons charutos ou cigarros brancos com filtro longo, normalmente apresenta-se acompanhado de Pomba-Gira, possuindo dois auxiliares, Marabô (Put Satanakia) e Mangueira (Agalieraps).

Béelzebuth, apresenta-se com formas monstruosas de bode, bezerro ou figuras masculinas deformadas e com chifres, possuindo dois auxiliares, Tranca Ruas (Tarshimache) e Tiriri (Fleruti).


Aschtaroth, Exu Rei das Sete Encruzilhadas, apresenta-se na forma de um homem normal, muito bem vestido, dominando os caminhos que se cruzam, possuindo dois auxiliares , Veludo (Sagathana) e Exu dos Rios (Nesbiros).

Organograma do Reino dos Exus
Marabô - (Put Satanakia) - é determinado a esse Exu, a fiscalização do plano físico, distribuindo ordens aos seus comandados. Apresenta-se como um perfeito cavalheiro, dominando a língua francesa, apreciando bebidas finas e os melhores charutos. Exu de gênio muito difícil, raramente apresenta-se em terreiros de Quimbanda.
Exu Mangueira - (Agalieraps) - muito confundido com Marabô salvo o fato de que quando está incorporando em algum médium expele um forte cheiro de enxofre, também de gênio muito difícil, é necessário recorrer à Espíritos Superiores para sua retirada.
Exú Tranca Ruas - (Tarchimache) - grandioso Exú. Todo terreiro deverá solicitar seus valiosos trabalhos antes de começar as seções. Sendo solicitado, guardará as porteiras dos terreiros com suas falanges, contra os Quiumbas (espíritos obsessores). Guardião dos recintos onde se pratica a Alta Magia, como na Quimbanda.Devemos saudar este grande Exú. É conhecido também como Tranca Ruas das Almas e Tranca Ruas de Embaé.
Exú Tiriri - (Fleruty) - de grande força para despachar trabalhos nas encruzilhadas, matas, rios, apresentando-se como um homem preto com deformações faciais.
Exú Veludo - (Sagathana) - bastante evocado na Quimbanda, principalmente na Magia Negra, atendendo com rapidez a quem recorre a sua proteção. Apresenta-se como um fino cavalheiro muito bem vestido, tomando bons conhaques e fumando bons charutos, sua presença é facilmente notada, poi apresenta-se com pés de cabrito, gosta muito de trabalhar para moças.

Exú dos Rios - (Nesbiros) - Companheiro de Veludo, domina as margens dos rios, e, é confundido as vezes com um homem comum, sem roupas. Comanda uma linha mixta  da Quimbanda.
Exú Calunga - (Syrach) - Comanda uma falange de 18 Exús, apresenta-se como um homem deformado que cobre parte do rosto e corpo, os Exús comandados por ele são: Quebra-Galho, Pomba GIra, Tranqueira, Sete Poeiras, Gira-Mundo, Das Matas, Dos Cemitérios, Morcego, Sete Portas, Sombra, Tranca Tudo, Pera Negra, Capa Preta e Marabá.
Exú Omulu - Senhor Supremo dos Cemitérios (calunga menor), incumbido de zelar pelos mortos ali enterrados. Apresenta-se nos terreiros, normalmente, coberto por um lençol ou toalha branca, Tendo de ser levantado por um médium de muita firmeza. Comanda uma das mais poderosas linhas da Quimbanda, a Linha das Almas. Senhor de um grande poder, comparado apenas ao Maioral, Seu Lúcifer. Quando solicitado, trabalha para minimizar o sofrimento das pessoas, recebendo obrigações, presentes e regalos no cruzeiro do cemitério. Possui dois grandes colaboradores, Exu Caveira e Exu da Meia Noite.
Exú Caveira - (Sergulath) - auxiliar direto de Exú Omulú, seu braço direito, é o guardião das porteiras dos cemitérios, onde devemos saudar Seu Caveira. Transmite muito medo e respeito nas seções e nas entregas. Apresenta-se com seu rosto na forma de uma caveira, não tendo hora certa para se apresentar, sendo por volta da meia noite, o costumeiro. Lidera e tem sob seu comando sete Exús, à saber: Tata Caveira, Brasa, Pemba, Maré, Carangola, Arranca-Toco e Pagão. Além desses, comanda também Exu do Cheiro (Cheiroso) - (Aglasis) - que rem sob sua guarda outros quarenta e nove Exús.

Exú da Meia-Noite - (Hael) - Especialista nas forças Ocultas, decifrador de quaisquer idiomas ou letras, apresenta-se de capa preta e seus inconfundíveis olhos de fogo e pés de cabra. Seu horário preferido é a meia noite daí seu nome, neste momento, não se encerram as seções nos terreiros, pois Hael está de ronda. Dizem que São Cipriano, aprendeu de Hael tudo o que sabia de Alta Magia, (Livro da Capa Preta). Lidera também sete Exús: Mirim, Pimenta, Malé, Sete Montanhas, Ganga, Kaminaloá e Quirombô. Comanda ainda o Exú Curadô (Meramael).
Os Exús são um linha extremamente sensual, provocantes e com alto grau de erotismo em suas danças e ritos, por isso são chamados de povo de rua e da noite.
Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo emailbuzionline@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário