terça-feira, 20 de dezembro de 2011

LENDAS DA SENHORA DOS RAIOS




Conta a lenda que Iansã era uma das esposas de Xangô, mas, diferente das outras duas, que eram Obá e Oxum, Iansã era mais teimosa e tinha espírito desafiador. Um dia ela resolveu pegar para si, os cristais de Xangô, os quais controlavam o fogo e os raios. Xangô percebendo que tinha sido roubado, foi consultar Ifá, que lhe disse que uma das esposas o havia traído lhe roubando os cristais.
Xangô então, seguindo o conselho de Ifá, chamou suas três esposas e perguntou quem tinha roubado os cristais. Iansã foi abrir a boca para falar que não havia sido ela e saíram raios de sua boca. Xangô logo percebeu quem foi a culpada. Antes que Xangô pudesse castigá-la ela fugiu para as matas, levando com ela todos os cristais. Assim alem de condutora dos Eguns, tornou-se também a senhora dos raios.






Em outra lenda, vemos que Iansã, teve três filhos com Xangô, porem, ela não tinha jeito e nem paciência com as crianças, então, resolveu deixa-los . E Oxum criou os filhos de Iansã, como se fossem seus, com muito carinho e amor. Deve ser por isso que normalmente os filhos de Iansã, não tem paciência com crianças.



Oyá é a regente do tempo, ventos, ventanias e furacões. Também ajuda nas causas amorosas, já que é a dona da aliança, responde também pelas construções e pelas demandas a serem vencidas.
Os filhos deste Orixá, normalmente são verdadeiras ventanias, mudam de humor com muita facilidade, mas, também podem ser pessoas alegres e notáveis, amigos verdadeiros, batalhadores e é claro adoram crianças, desde que não tenham que conviver no dia-a-dia.



Na nação Cabinda temos iansã, Oyá, Oyá Timboá, Oyá Dirã, Oyá Dilayn e Oyá Niqué.
 Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo emailbuzionline@hotmail.com

Um comentário:

  1. eu acho que as pessoas levam isso muito a serio e!!! e tipo em deus elas n acreditam mas nisso elas acreditam oxente!!! *.* ################################################

    ResponderExcluir