quinta-feira, 15 de março de 2012

OSSÃE, O REI DAS FOLHAS


Orixá masculino de origem ioruba, cultuado no Brasil. Ligado as florestas como Odé. Ossãe possui, entretanto, atribuições bem diferentes: Cabe a ele cuidar das ervas medicinais e sagradas, e, por correlação, de todo e qualquer conhecimento técnico mais aprofundado. Apresentado costumeiramente como uma figura reservada e misteriosa, transmite a seus filhos um grande equilíbrio nas decisões e certo distanciamento quanto aos amigos, além de notável eficiência no trabalho, onde atende a tudo e a todos com perfeição.
Sua ligação primordial é com a vegetação, com as plantas, mas, não obrigatoriamente com os vegetais destinados a alimentação. Sua especialidade são as plantas medicinais, destinadas à cura  e as cerimônias  da religião, sendo a sua presença indispensável para a realização de qualquer procedimento de iniciação ou de curas nos rituais africanos.

Segundo as lendas, cada Orixá tem suas ervas e folhas particulares, circunscritas a seu campo específico de ação, mas tal poder é restrito perto do controle total que Ossãe tem sobre esse tipo de conhecimento. Toda a atividade de Ossãe é cercada de cuidados quase que ritualísticos. Ossãe é um Orixá extremamente poderoso, pois detém o saber que permite a realização da maior parte dos rituais.
Da mesma maneira que sua especialidade, apesar de muito importante, não faz parte das atividades cotidianas como a luta, a conquista, a comunicação e a caça, constituindo-se mais uma técnica, um ramo de conhecimento que é empregado quando necessário - o uso ritualístico das plantas para qualquer cerimonia litúrgica como forma condutora da busca de equilíbrio energético. Também não faz parte do conjunto de lendas de Ossãe um número de relações familiares e amorosas de destaque. geralmente é apresentado como um ser solitário, vagando nebulosamente pela floresta e não habitando nenhum lar específico.

No Batuque do Rio Grande do Sul, sua imagem é representada por um ser sem uma das pernas. Faz uso de muleta para se deslocar. Seu sincretismo em alguns terreiros é com São Roque ou ainda com São José, sua coe é verde claro e seu dia da semana e a segunda-feira.


Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo email buzionline@hotmail.com  



Nenhum comentário:

Postar um comentário