quinta-feira, 22 de março de 2012

XAPANÃ, O SENHOR DAS EPIDEMIAS


Xapanã é o Orixá que detém o poder sobre a doença, tanto para causá-la como para curá-la. É uma entidade sombria, tida entre os iorubanos como ameaçadora e terrível, caso não seja devidamente cultuada.
Também conhecido como Onulu e Obaluaiê, cujos mitos e a própria figura são cercados de algum mistério. Em termos gerais Xapanã controla todas as doenças, especialmente as epidêmicas. É o "Deus da Varíola", mas este conceito é uma evidente limitação, já que a varíola era uma das epidemias mais comuns e devastadoras da comunidade original africana onde ele surgiu, o Daomé.
Orixá de origem Gêge, posteriormente adotada pelos iorubás, o que marca bem a diferença de comportamento básica: enquanto os Orixás iorubanos são mais extrovertidos e passionais, alegres e humanos, as figuras daomeanas estão mais associadas ao conceito de castigo e punição, sendo sempre mais austeras no comportamento mitológico, mais graves e consequentes em suas ameaças; todas tem um potencial de repressão em relação aos seres humanos, muito mais explícito que as divindades iorubás, estas mais tolerantes.
Xapanã é Orixá que ser for bem cultuado pode levar seus seguidores a terem um padrão de vida muito elevado. No entanto, se os rituais realizados não estarem de acordo com os fundamentos, poderá levá-los a mais infinita miséria.
Um feitiço ou um pó de Xapanã bem executado pode arrasar uma comunidade inteira. É o dono da ferida, da lepra e da miséria. Trabalha nas matas e cemitérios, é associado à morte e a terra. É o dono da vassoura e do espanador, é o Orixá solicitado para fazer todo o tipo de limpezas e levar embora as cargas negativas.
As cores de Xapanã são o vermelho, preto, lilás e roxo. Seu dia da semana é quarta-feira e seu sincretismo em alguns terreiros é com Nosso Senhor dos Passos.

Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo email 
buzionline@hotmail.com   


Nenhum comentário:

Postar um comentário