sexta-feira, 18 de maio de 2012

MAS ENTÃO, QUEM É EXU? E BARÁ?


Ele é guardião dos caminhos, soldado dos Pretos Velhos e Caboclos. Bará é emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mal, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
Bará não faz mau a ninguém, mas joga para cima de quem merece, quem realmente é mau, o mau que essa pessoa fez a outra. Ele devolve, as vezes com até mais força, os trabalhos que alguns fizeram contra outros. Por isso algumas pessoas fizeram esse Orixá malvado.
Existem entidades que se dizem Exus e que fazem somente o mau. Não se engane, Exu que é Exu, não faz somente o mau, a não ser a quem merece além disso, quando ajuda a uma pessoa, pede pouco em troca, além, é claro de que a pessoa tome juízo, se comporte bem na vida, acredite em Deus e tenha fé.

EXU, O GUIA


Existem dois portadores do nome Exu. Um é o Orixá Exu (Bará). O outro, são os guias chamados de Exu (espíritos, muitos, não mais reencarnáveis) que vem na emanação principal de Bará, que lhes deu suas características, seus gostos seus hábitos. Porém esses Exus, também são subordinados à um Orixá Regente, que pode ser Omulu, Xangô, Oxosse...
Correntes antigas, exotéricas, montaram uma hierarquia para os Exus (Guias), relacionando 7 Exus principais, considerados como os 7 chefes de Legião, que comandam e coordenam outros Exus, sendo que cada um de seus comandantes, também comandam mais 7, seguindo uma ordem hierárquica de cima para baixo de 7 em 7.
São eles os 7 Exus Guardiões ou principais:

- Sr. Sete Encruzilhadas
- Sr. Marabô
- Sr. Tranca Ruas
- Sr. Tiriri
- Sr. Gira Mundo
- Sr. Veludo
- Sra. Pomba Gira ou Bombo Gira

Cada um desses amigos trabalha na Quimbanda, lutando contra o mal e ajudando as pessoas.


Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo email buzionline@hotmail.com



Um comentário:

  1. nossa curiando pra ver se achava apenas uma foto do meu orisá, acabei sabendo um pouco mais sobre ELE, mas digo que não tenho ligação, física-pactual (feito no santo), EU APENAS ADMIRO, ACEITO ELE EM MINHA VIDA, e realmente tem que saber se comportar, em palavras pensamentos sentimentos e sensações, porque cada detalhe errado, por pensar falar fazer ver agir de mais ou de menos pesa na balança do destino, de agora daqui uns minutos horas dias e anos, uhhh só eu sei (forma de dizer) adorei seu Blog estou no face book como André Camargo Louis Verge, abraços

    ResponderExcluir