terça-feira, 12 de junho de 2012

DICIONARIO DOS SONHOS (LETRA C)

C


CABEÇA - A cabeça representa a mais alta hierarquia humana, a vida mesma, tanto material quanto espiritual. Ver num sonho a cabeça maior do que é, se interpreta com o pai ou a mãe. Representa também honra e boa sorte. Um homens pobre, ver-se no sonho com várias cabeças, com certeza encontrará a mulher que deseja e terá muitos filhos com ela. Ao passo que um homem rico tiver o mesmo sonho é sinal que sofrerá hostilidade de alguns de seus parentes próximos. Ver-se decapitado é de mau agouro . Se a pessoa é rica, deixará de ser. Pelo contrário, se for uma pessoa presa a determinados sistemas, recobrará a liberdade. Pode a vir indicar também, um alerta à perda de memória.

CEGO - Sonhar que se está cego, só é benéfico para os infelizes. Normalmente representa a morte, em breve, de um parente próximo. Para alguns estudiosos, significa que o sonhador cairá de amores por uma criatura cruel, que o fará ficar cego, a ponto de perder toda a realidade. Para os pobres, ver- se ter seus olhos arrancados, significa grandes benefícios.

CEMITÉRIO - Se um bom tempo acompanha o sonho com cemitério, a pessoa será protegida pela afeição dos mortos. Se, por outro lado, se escorrega em barro dentro do cemitério, o luto está por perto. Se o sonho é uma visita ao cemitério, haverá questões numa prisão. Se o sonhador reza no cemitério, um amigo doente entra'ra em convalescência. Se procede sem decoro, há ameaças de calamidades. O mesmo acontece se o sonhador se vê cercado de ossada.

CALÇADOS - Quem vir em sonhos sandálias rasgadas, ou furadas, perderá sua mulher ou marido. O sonhador que se vê calçando um sapato, fará uma longa viagem. Se os sapatos são novos, bons presságios; se velhos, ser-se- á atormentado por infortúnios. Se alguém se vê no sonho sem calçados, representa que não há meio de realizar sua ambições. Se os calçados estão mal adaptados à situação em que se encontra, e lhe causam constrangimento, corre-se o risco de um fracasso, a menos que reorganize a sua vida.

CHAPÉU - O chapéu é, no sonho, um elemento variável conforme a aparência. Se elegante, pressagia a grandeza e opulência; usado de lado, significa tribulações tragicômicas. Se o chapéu se transforma em coroa, anuncia, ao homem rico, sua ascensão socail, ao pobre, uma recompensa, aos prisioneiros, uma liberdade. Conforme o material de que seja feito: em ouro ou prata, é que o êxito está em vias de acontecer; se for de materiais comuns, o augúrio é desfavorável; eriçado em espinho, anuncia dores que se sofrerá em favor de alguém. Florido, trata-se de uma aventura amorosa.

CASAMENTO - Sonhar que se participa do próprio casamento é mau agouro, pois o casamento também significa morte, e o sonho anuncia que se terá oportunidade de acompanhar um enterro. O presságio, é, porém, menos desfavorável, se não se participa da alegria geral. Se a pessoa se contenta em assistir ao seu casamento, está destinada a sofrer com a identidade de uma mulher.

CARNE - A carne crua, vista em sonho, anuncia más notícias ou uma doença grave. Pelo contrário, se estiver cozida, o prigo é evitado. Bem temperada, faz prever um período próspero, após tempos difíceis. Se é comida com prazer, é sinal de acordos materiais em vista. Se, pelo contrário, é ingerida com desprazer, trata-se de um estado de acanhamento, ou de repressão de natureza sexual. Por outro lado, se alguém recusa essa carne e outra pessoa manda que coma, está -se em vias de uma anemia.

CORRER - Correr é sinal de felicidade eterna se a pessoa não encontrar obstáculos pela frente. Correr em direção a um objetivo, é um bom presságio, menos para os doentes, que neste caso, significa a morte. Se o sonhador quer correr e não consegue, pode- se prever dificuldades ou problemas de saúde. Correr para fugir, corresponde a uma derrota futura. Indica também a fuga de uma ansiedade diante das causas de distúrbios aos quais não se consegue vencer.

CORRENTES - Este sonho de modo geral, é de mau presságio; prenuncia obstáculos e doenças, quando não a prisão. É um aviso para que se mantenha de sobreaviso e tudo recear do futuro. Se se carrega correntes, sofrerá perdas e reveses imprevistos. Se se vir acorrentado, é qe se acha impossibilitado de agir; se as quebra; isto pode significar ou uma ruptura ou um divórcio, ou ainda uma libertação bem sucedida.

CACHORRO - Sonhos com cachorros não são muito favoráveis. Se um cachorro de outra pessoa, manifesta alegria, balançando o rabo, anuncia fraudes, que vigaristas tramam. Se late ou morde, é sinal de adversidade para quem sonha, alguém nos trairá. Cachorros brancos, predizem ataques de frente; os negros, agem de surpresa. Um cão negro, também pode representar a presença de um espírito maligno, tentando o sonhador. A cadela representa uma mulher má, um cão latindo entre as pernas de uma sonhador faz prever contendas com pessoas inescrupulosas. Um cachorro magro, é sinal de que um de nossos parentes está precisando de nós. Cão raivoso é sinal de que haverá uma desgraça a menos que se consiga matar o animal antes do fim do sono.

CAMUNDONGOS - Eles anunciam de fato, a existência de uma dor secreta, que rói as forças vitais do sonhador. Sonhar com um camundongo, deve obrigar o sonhador a cuidar principalmente de sua moral. Ver um só camundongo num sonho indica, ao homem, a influência exercida sobre ele por uma mulher: boa ou má, conforme seja bom ou mau o animal.

CAVALO - É inesgotável o simbolismo a respeito dos sonhos com cavalos. Citando apenas alguns, um cavalo negro relaciona- se com a morte; branco, indica falta de realismo, compensada por uma espiritualidade intensa. Castanho ou baio, prova a existência de sólido instinto de humanidade. Se ele se impina, revela uma pertubação nas relações do eu e seus instintos, que se traduz num desarranjo da vida erótica. Alado, representa uma força espiritual e criadora que sabe elevar-se acima das contigências. Galopando, evidencia o instinto erótico que o sonhador não consegue dominar. Um cavalo que pertença a outra pessoa faz prever adultério e se, é montado por outro, prova que se será enganado. Um cavaleiro anuncia a morte, assim como se o animal falar. Um doente que monta a cavalo verá seu estado agravar-se. Um cavalo indócil , faz prever dificuldades e se o cavalo cair, luto próximo.

CORUJA - Outra ave, que poucas boas notícis traz. Ver uma coruja pressagia, no mínimo, uma estagnação nos negócios dos comerciantes., roubo para os viajantes e tempestades para os que estão no mar. Ouvir o pio de uma coruja, prediz calúnias, ou ameaça a um ente querido. Ver uma coruja pousando na casa do sonhador significa que ele deverá abandoná-la, mas se ela pousa no teto, ele certamente morrerá. Para os modernos, por ser uma ave noturna e que mora em cavernas, ela tem toda a representação do inconsciente humano, que por sua vez, assume lugar preponderante. Na verdade, ela se torna um porta- voz da consciência. Assim, conforme as circunstâncias do seu aparecimento e a personalidade do sonhador, deverá concluir-se que o sonhador ou deve empenhar- se em superar sua inibições e combater seus complexos.

CORVO - A mulher que sonha com um corvo, porá no mundo um filho louco. Sua apariçào sempre prenuncia perigo de morte, e seu piado é sinal de enterro. Ver um grande número de corvos numa planície é sinal de miséria e fome. Sua presença só é favorável em raras exceções: se é caçado, o que faz prever boa colheita ou se aparece morto, o que é sinal de prosperidade. O mesmo acontece se no sonho ele fala. Nesse caso ele prediz uma solução feliz para os problemas. Sonhar com corvos deve fazer com que o sonhador desconfie do propósito de seus familiares, entres os quais poderá encontrar, ás vezes, pessoas habilidosas, mas de costumes duvidosos.

CHUVA - Para os árabes, sonhar com chuva só pode ser o símbolo da graça e misericórdia de Deus. As chuvas fortes e as tempestades anunciam prejuízos e riscos, exceto para os pobres, a quem elas fazem saber que seus males terão fim. A chuva clara é de bom augúrio. Se ela é suja, significa o contrário. Se chove na paisagem, tudo dependerá da atmosfera nela reinante. Uma chuva fria no inverno retarda os acontecimentos esperados. Chuva morna sobre uma terra florida auncia que os desejos serão satisfeitos. Com um sol intermitentes o prognóstico melhora ainda mais. Mas se as quedas inesperadas acompanham as chuvas, devem-se temer desentendimentos. Se uma chuva torrencial nos imobilizar, é sinal de que encontraremos obstáculos. Enfim, uma chuva sobre um túmulo, simboliza amor constante, que sobreviverá à morte do ser amado. 

2 comentários:

  1. Bom dia!!!!
    Eu sempre sonho com cemitério, ja falei até com seu tata, mas esta noite tudo foi diferente. Eram túmulos de Exú mas ao mesmo tempo tinha dos orixás.
    Eu pisei na cachoeira que vinha direto pro túmuli do seu tiriri,e via uma mulher mergulhar no túmulo de iemanjá muita espuma devido o sal parecia uma onda dentro de uma caixa grande. Só que eu queria achar logo a saida demorou mas tive que sair por uma pontezinha com degraus de madeira dentro da agua muito limpa com meias cheias de areia dada nós nas pontas detalhe o que divia o vale dentro do cemitério era o mar só que em forma de corrego.O que significa tudo isto? ? me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. arlene, seu sonho me deixou bastante impressionado. Você deve procurar imediatamente um babalorixá e marcar uma consulta. Caso tenha interesse entre en contato comigo e conversamos. Não se descuide.

      Excluir