sexta-feira, 22 de junho de 2012

DICIONARIO DOS SONHOS (P, R E S)

P


PRATA - Como o ouro, a prata é considerada elemento favorável pela tradição popular. Sobretudo se aparece em forma de lingotes, sendo vista e contada, ou se é achada por quem sonha. Adquire o sentido contrário quando é perdida, quando é vista ajuntada por outra pessoa, ou quando é dissipada. A prata deve ser entendida como energia disponível, obra, valor pessoal. É uma força e constitui um valor psíquico que exige seja investido. Nos sonhos de uma mulher, a prata da bolsa pode assumir um significado erótico: é sua reserva de amor.

PÃO - Sonhar com pão é favorável, com matizes conforme a natureza do pão. Se branco: haverá êxitos pessoais. De cevada, a pessoa gozará de saúde; de centeio: receberá dinheiro. Mas se forem pães pequenos, os benefícios esperados serão escassos, e se o pão for negro, seco ou bolorento, a pessoa viverá um período penoso. O pão cortado permite avaliar préviamente a longevidade, poorque inteiro ele significa um século. A avaliação se baseará na porção mais ou menos importante que restar dele. Os sonhos com pão simbolizam o que é necessário e, por isso, excluem o luxo. Sua significação é, pois, no todo, favorável para o espírito: anunciam que o sonhador saberá conseguir o que lhe falta.

PEIXES - Pescar peixes de água doce significa que se realizará um desejo acalentado no coração. Sonhos com peixes, são todos muito favoráveis, salvo raras exceções. Ver peixes bem vivos, pressagia êxito em todos os projetos. Comê- los evidencia uma vitalidade crescente. Mas, ver-se peixes mortos boiando na água, é inútil perseverar em suas intenções, porque está destinado a cruel decepção. Encontrar um peixinho dentro de outro, representa nascimento. Peixes fora da água, num lugar diferente, simbolizam a queda de vitalidade de um indivíduo que não se encontra em seu elemento.

POÇO - Sonhar que se encontra um poço em sua propriedade faz prever uma fortuna garantida. Tirar água de um poço anuncia um casamento próximo, feliz se a água for clara, infeliz se a água estiver turva. Ver um poço é sinal favorável, se estiver cheio, mas de mau agouro se a água estiver baixa. Se o poço transborda, a pessoa será vítima de indiscreções. Cavar um poço anuncia um trato agradável com uma mulher, mas tapá- lo dá a temer uma doença grave para sua esposa. Jogar alguém no poço representa um perigo de morte para o que dorme. Cair num poço é sinal de que a morte ronda em volta da família, a menos que se consiga logo sair dele: trata-se então de uma experiência, da qual se poderá tirar partido.

PORTA - A porta representa a passagem de uma situação para outra. Por isso, podemos entender o sonho, conforme a dificuldade de se passar por esta porta. Portas abertas sempre são bons sinais, mas com cadeados, é sinal de que os amigos estão abandonando. Portas que perdem suas fechaduras, ou que queimam, anunciam a morte do sonhador.

PRISÃO - Ver uma prisão de longe faz prever preocupações, temperadas pelo fato de que se sente de fora, isto é, livre. Quando se vir encerrado nela, a atividade será limitada por algum tempo. A única amenização possível neste prognóstico é que o sonhador que consegue sair da prisão antes do fim do sonho saberá apreciar melhor sua liberdade reencontrada. Representa por vezes, a um desejo de solidão e meditação, necessários para resolver seus próprios problemas.



R


RAIO - Um raio visto em sonhos, para um viajante, anuncia sua próxima volta ao lar. mas quando cair em nossa casa, anuncia sério infortúnio, perda de situação, ou a morte de um membro da família. Ser ferido por um raio, é o indício de uma renovação total de sua existência., ocorrendo em consequências de fatores imprevistos. Muitos consideram ser a chegada de um amor súbito e irresistível.

RELAÇÕES SEXUAIS - Se um homem se vê em sonho tendo relações com sua mãe, seus concidadões lhe darão boa acolhida. Se se trata de sua irmã, recebrá notícias que o alegrarão. Entre os sonhos negativos, se uma mulher sonha que um asno se une a ela, é sinal que será punida por uma falta grave. Se for um cavalo, será violenta com seu marido. Se for um bode, ela morrerá em seguida. Os sonhos incestuosos são interpretados como favoráveis, a não ser que a amante seja sua esposa, o que é um mal agouro.

RECIPIENTES - O oferecimento de um copo de água promete uma surpresa feliz. O beber significa casamento. Um copo cheio faz prever uma gravidez, mas, quebrado, continua de mau agouro: um parente encontrará a morte. Muitos consideram que no recipiente, esconde-se a alma humana. Se estiver cheio o equilíbrio psíquico do sonhador está realizado, mas se estiver vazio é motivo de preocupação, sob pena de acumular confusões mentais.

RIO - Considera- se o rio como o símbolo do curso da vida do sonhador. Nessas condições, navegar agradavelmente em águas tranquilas evidencia uma vida pacata. Se existirem numerosos afluentes, haverá dificuldades passageiras. Se o rio for conturbado, a vida será tumultuada. Ver o rio sair do leito é uma ameaça de perigos; seco, é sinal de pobreza; lamacento, negócios tão confusos quanto eles; com um esguio filete de água, quer- se mais do que se pode. Ser lavado pela corrente do rio fará nascer pensamentos de suicídio. Cair no rio, é sinal de azar por perto.



S


SOMBRA - Achar-se na sombra é sinal de mediocridade, mas quando se muda de lugar para ir de encontro ao sol, a atitude é favorável e anuncia melhora da situação. Assim sendo, a sombra torna- se imediatamente o posto e simboliza a tristeza, a obscuridade e a depressão. Porém, encontrar- se debaixo de grandes árvores, à sua sombra, prevê que se conseguirá, provisóriamente afastar a maioria das preocupações.

SANGUE - O sangue é a força vital e constitui de acordo com a opinião dos antigos, o sustento da vida. Beber sangue pressagia a morte de seus inimigos. Vomitar sangue anuncia ao pobre que ele receberá dinheiro em abundância. Se o sangue está estragado, deve- se temer uma doença. Se ele corre para o chão, é morte de um filho. Ver- se sangrando em abundância também é sinal de que receberá um presente valioso. Sangrar um animal, se enriquecerá rápidamente e sua saúde passará por uma melhora considerável.

SEIOS - Se o seio for de bela conformação, é bom augúrio para a saúde e fortuna. Se deformados, caídos, pressagiam doença e perigo para um filho. Se forem ulcerados, a saúde de quem dorme está em risco. Se forem recobertos de pelos, predizem a viuvez para as mulheres, mas a força para os homens. Um ferimento no seio anuncia aos jovens, um amor a chegar.

SERPENTE - Ver uma serpente de aspecto benigno indica aumento de vitalidade. Achá-la num lugar oculto quer dizer que se dá força à uma pessoa de mau caráter. Ver uma serpente na sua cama, evidencia envolvimento com uma mulher de má índole. Matar uma serpente representa vitória sobre pessoas que nos querem mal. Uma serpente que morde a própria cauda é a imagem de uma confusão de idéias do sonhador, que redundam numa solução prática. Para muitos estudiosos, a serpente também representa a vida, sua renovação, assim como as serpentes trocam sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário