quarta-feira, 27 de junho de 2012

O ANJO CAÍDO E A RELIGIÃO AFRICANA


Os Yorubás e os demais grupos africanos creem em divindades e na existência ativa dos antepassados.
Aqui, no Brasil, os antepassados ou ancestrais são chamados de Eguns e são reverenciados no ritual de Missa (encontro) Já os Orixás são divindades intermediarias entre Olodumaré - Olórum (Deus) e os seres humanos.
Os Orixás dividem-se de acordo com os quatro elementos da natureza: Água, fogo, terra e ar.
Sendo Bará, um dos mais importantes Orixás e o primeiro a ser reverenciado. Ele é o senhor dos caminhos, mensageiro dos Orixás e fiscalizador do comportamento humano. Bará rege a fertilidade e a libido, por isso foi injustamente confundido com o Diabo, que segundo outras tradições religiosas, foi um anjo querubim responsável pela guarda celestial, que foi expulso dos céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus,com o intuito de tomar-lhe o trono. Daí o termo "anjo caído". Bará não está em oposição a Deus, pelo contrário, por fazer a comunicação entre o céu e a terra, eles trabalham em harmonia. Bará para o povo Yorubá e considerado o "Senhor da Fecundação", pois é ele quem permite que se possa extrair prazer do amor com o objetivo da procriação. Ele é o executor da ordem divina de crescimento e multiplicação.


Os Africanistas não cultuam o tal "Anjo Caído" nem inicia ninguém para ele. Portanto alguém que diga que é Africanista e presta culto ao "Anjo", ou se diz filho dele, está totalmente incorreto e distante das nossas convicções religiosas.
Todo o Babalorixá ou Yalorixá foi um dia um Iyaô (iniciado ou iniciada), mas nem todo o Iyaô será um dia Babalorixá ou Ialorixá.
Para abrir caminhos com a ajuda de Bará:
Vá à uma encruzilhada levando:
Milho torrado com louro em pó e pemba branca ralada. Siga andando em frente e sem olhar para traz, jogue punhados desta mistura.
Axé!!!
Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo email buzionline@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário