domingo, 21 de julho de 2013

A JUVENTUDE E A FORÇA DA FÉ


Na cultura yorubá os Òdómodé's (jovens) eram responsáveis pela caça, pesca e proteção do Egbé (sociedade). Por seu vigor físico, os jovens aprendem e renovam rápido os métodos usados pelos mais velhos.
A juventude é um dos momentos mais importantes da existência humana. É nesta fase de muita espontaneidade que começam os questionamentos e a percepção de que através de ações ousadas e proveitosas é que pode-se mudar os padrões estabelecidos. A juventude é ainda a fase do sonho, do tudo é possível, da vida pela frente, da esperança e da irreverência. Nessa fase, desenvolve-se a primeira consciência crítica, que será constantemente alterada ao longo da vida. Juventude é a vitória da disposição contra a acomodação,
Nas religiões os jovens tem o papel de preservar os dogmas empregados nos ritos e garantir a continuidade de cada culto. É bonito e envolvente ver uma multidão de jovens unindo-se em um propósito de fé. Melhor saber que jovens de outras religiões também estão imbuídos do mesmo propósito: a Paz. A visita do Papa Francisco é um marco importante para o País que brada por mudanças.
A juventude está aí, buscando compreensão e entendimento. Todos nós temos um pouco de responsabilidade pelo que acontece no mundo. Todos somos uma parte do todo. O que cada um de nós faz, sente ou pensa reflete-se em tudo. O mundo é um reflexo da união de todas as mentes e nós fazemos parte desse universo. Que venham as mudanças e apazigue os corações.
Gbà lélè Òsàlá, Òrìsà Nlá Ìfàyàbalè! (Salve Oxalá, o grande Orixá da Paz!)
Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário