sexta-feira, 19 de julho de 2013

OBRIGAÇÕES DE SANTO


     Obrigações de Santo
As pessoas têm duvidas e me perguntam muito sobre obrigações de santo, o que me espanta é a variedade e a diversidade que os terreiros estão usando muitas vezes simplificando suas obrigações causando duvidas constantes aos adeptos ou iniciados.
Devíamos todos falar a mesma linguagem, mas não é isso que acontece.
Nossa religião esta dividida em lados o que não justifica tantas diferenças nas obrigações.
Os lados são considerados uma extensão de tribos que existiam na África, os cultos eram de acordo com a cultura de cada tribo, porém os santos e o conceito religioso são um só.
Hoje sabemos de lados que cultuam alguns orixás: ( tTimboá, Dirá, Camuká, Legbara, considerados extintos, outros já cultuam orixás (Bará,Ogum,Iansã,Xangô,Odé,Otim,Ossanhã,Obá,Xapanã,Oxum,Iemanjá e oxalá considerados básicos no meio, e outros cultuam santos que nunca antes se ouviu falar,
O fato é que ainda somos oriundos da áfrica e todo o fundamento vem de lá, hoje temos diversas formas de pesquisar a verdade dos fatos, porém muitos se intitulam sabedores de tudo e fazem seus ritos de acordo com sua consciência , nem sempre de acordo com fundamentos descritos muito antes de nascerem.
Não julgo a forma que cada pessoa segue ou exerce suas obrigações, estamos falando de obrigações gerais, que deveriam ser respeitadas em qualquer terreiro, por qualquer lado.
O fator principal é que não façamos obrigações para um Orixá que não temos sento, ou não os cultuamos, seguindo esta regra básica já evitamos muitas duvidas e muitos problemas aos iniciados a estes orixás.
João era de Cabinda onde se cultuam alguns orixás que não se cultua no Jejê, por isso, caso sua cabeça seja de algum orixá que o Jejê não cultua, o recomendado seria João, procurar outro terreiro de cabinda, e não trocar seu orixá no jejê por outro mais próximo ou similar. E assim por diante.
A responsabilidade e o bom censo deverão partir sempre do Babalorixá.
Diz o fundamento que orixá de cabeça não poderá ser trocado depois de uma obrigação de quatro pés, por outro lado existem alguns segredos antigos que possibilitam essa troca sem que a pessoa envolvida seja prejudicada e o Orixá de origem não se revolte.
Á um tempo atrás se confirmava orixá de cabeça em no mínimo três jogos  Búzios com babalorixá  diferente, para que as chances de erros acontecerem fossem menores, e dava muito certo, hoje poucos fazem isso.
as iniciações e obrigações religiosas, são feitas por escala, respeitando uma regra de hierarquia do terreiro em questão.
Exemplo:

1-    Aribibó, consiste em  uma obrigação de iniciação religiosa, podendo ser a base de ervas, assim como sacrifício de uma, duas ou três aves, ou somente feita imantação com pombos, depende do lado e da forma que o babalorixá valoriza esta iniciação. A pessoa iniciada passa fazer parte do terreiro com algumas limitações, não podendo ajudar em obrigações de nível maior que a sua, nem participar de rituais de balança e outros.sua tarefas se limitam em afazeres gerais, tais como limpeza, cozinha, organização, auxiliar um irmão de obrigação maior, entre outros.
2-    Bori de Aves consiste em  uma obrigação de iniciação religiosa, assim com sacrifício de aves e Pombos. A pessoa iniciada passa fazer parte do terreiro com algumas limitações, não podendo ajudar em obrigações de nível maior que a sua, nem participar de rituais de balança e outros. Suas tarefas se limitam em afazeres gerais, tais como limpeza, cozinha, organização, auxiliar em Obrigações de Aribibó e Bori de Aves, limitado para  obrigação maior.
3-    Bori de Angola ou Pata  consiste em  uma obrigação de responsabilidade religiosa, com sacrifício de aves, Angolas, Patas e pombos. A pessoa iniciada passa fazer parte do terreiro com limitações apenas em obrigações de quatro pés. Alguns lador autorizam a participação em balanças e outros. Suas tarefas se limitam em afazeres gerais, tais como organização, auxiliar em frentes, quarto de santo e Obrigações de Aribibó, Bori de Aves e Angolas.
4-    Bori de Quatro Pé consiste em  uma obrigação de responsabilidade religiosa de nível alto, com sacrifício de aves, Quatro pés, e pombos. A pessoa iniciada passa fazer parte do terreiro sem limitações, podendo ajudar e auxiliar irmãos e pai de santo de nível igual ou menor.o iniciado é considerado pronto, apto a fazer frentes, rituais de balança e outros, bastando conhecimento e assentamento de todos os orixás, também estará apto a se tornar babalorixá mediante a feitura der faca e búzios.
Esses são alguns exemplos simplificados de hierarquia e obrigações que existem nos terreiros, hoje poucos passam por esta escala, muitos já começam de algum ponto pulando outros anteriores, isso pode acarretar conseqüências de mau formação no aprendizado do iniciado, porém toda e qualquer terreiro tem sua autonomia para decidir com auxilio dos búzios qual o melhor caminho para se iniciar alguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário