domingo, 11 de agosto de 2013

ZAGALLO E OS MISTÉRIOS DO NÚMERO 13

Às vésperas de completar 82 anos nesta sexta-feira, Mário Jorge Lobo Zagallo, "o Velho Lobo", recebeu ontem, terça-feira, uma merecidíssima e justa homenagem. Zagallo ganhou no Engenhão uma estátua esculpida por Edgar Duvivier na entrada do setor oeste do estádio, ao lado de outros três grandes nomes da história do clube e da seleção: Nílton Santos, Jairzinho e Garrincha.
O tetracampeão mundial atribui que grande parte do seu sucesso é devido a sua veneração pelo número 13. Temido por uns e adorado por outros, a verdade é que o número 13 sempre teve um significado especial nas mais diferentes civilizações.
Para a cultura yorubá, o número 13 é ligado ao Odù (símbolo de Ifá) Éjì Ológbon, que significa pelo lado positivo: destreza e sabedoria; e pelo lado negativo: indecisão e desacordo.
É comum algumas pessoas associarem a sexta-feira-feira 13 a antigas superstições ligadas a gato preto, maus presságios e até tragédias.
Na crença popular o 13 acabou tendo uma relação com o fim, com a morte, tanto é que, em alguns países, alguns hotéis e prédios não têm o 13º andar, nem o número 13 em assentos de teatro e plataformas de trem. Existe até a fobia do número 13, que recebe o nome de Triskaidekaphobia.
O Rei Roberto Carlos que atualmente investe em empreendimentos imobiliários, não quer o 13 andar nas suas construções.
Mas, quantas pessoas importantes e inteligentes nasceram em um dia 13, como por exemplo: o cantor e compositor Stevie Wonder, Thomas Jefferson (presidente dos Estados Unidos), Gary Gasparov (um dos maiores campeões de xadrez de todos os tempos), L.Ron Hubbard (fundador da Cientologia) e Margaret Thatcher (primeira-ministra da Inglaterra que faleceu recentemente e é considerada a mulher mais influente do século 20)?
Para a numerologia o número 13 não indica o fim, mas sim a transformação e o renascimento. No judaísmo, 13 é a idade da maturidade para os meninos. As pessoas nascidas no dia 13 são capazes de transformar radicalmente as suas vidas e o ambiente onde vivem.
O fato é que o Velho Lobo Zagallo acreditando no número 13 conseguiu dar quatro títulos para o Brasil (1958, 62, 70 e 94) e ele merece as homenagens. Parabéns!
Àdúrà (evocação):
Na burú òkan soso tire f'owó bí ìwo o'ohun gbójúlé (O mal só te alcançará se você nele acreditar).
Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário