sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

OMI ODOYÁ YABÁ


 Iemanjá

Iemanjá Mãe da maioria dos Orixás, dona dos mares, protetora dos pescadores e marinheiros. Orixá que gera o movimento das águas, Deusa da pérola, senhora dos lares, que traz paz e harmonia para toda a família. Dona do pensamento, por isso é a ela que recorremos para solucionar problemas de depressão e de instabilidade emocional.Apesar de os preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum quanto Iemanjá à função da maternidade, pode estabelecer-se uma distinção nesses conceitos. Oxum é a mãe no sentido de fecundação, gestação e criação do bebê. enquanto este não aprende nenhuma língua, enquanto seus mecanismos de personalidade não estão definidos.Iemanjá, por sua vez, é mãe daí por diante, é a função de maternidade enquanto educação. É a mãe do jovem e do adulto, a figura materna que acompanha um ser humano por toda vida.
Lenda sobre Iemanjá:
Iemanjá era casada com Oduduá com quem tinha dez filhos Orixás. Por amamentá-los, ficou com seios enormes. Impaciente e cansada de morar na cidade de ifé, ela saiu em rumo oeste, e conheceu o Rei Okerê. Logo se apaixonaram e casaram-se. Envergonhada de seus seios, Iemanjá pediu ao esposo que nunca a ridiculariza-se por isso.Ele concordou; porem, um dia, embriagou-se e começou a gracejar sobre os enormes seios da esposa. Entristecida, Iemanjá fugiu.Durante afuga, ela caiu quebrando um pote que continha uma poção, que seu pai lhe deu a para casos de perigo. A poção transformou-a num rio cujo leito seguia em direção ao mar.Ante o ocorrido, Okerê, que não queria perder a esposa, transformou-se numa montanha para barrar o curso das águas. Iemanjá pediu ajuda ao filho Xangô, e este, comum raio, partiu a montanha no meio; o rio seguiu para o oceano e, dessa forma,a Orixá tornou-se a Rainha do mar.
Arquétipos dos filhos de Iemanjá:
Os filhos de Iemanjá são pessoas voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas e,algumas vezes impetuosas e arrogantes; tem o sentido da hierarquia, faze-se respeitar e são justas, mas formais; poem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das jóias caras. Tem tendencia à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem tanto.
Características Positivas:Seus filhos são dotados de franqueza, alegria, desconfiança, sabedoria e competência.Decididos, honestos e corretos. Inteligentes, criativos. São pessoas que gostam do trabalho e dedicam-se inteiramente à família
Características Negativas:Demasiadamente exigentes, quando com raiva, destroem uma pessoa com um simples olhar. Quando ofendidas perdoam, mas jamais esquecem. Cruéis e egoístas, são do tipo donos da verdade. Dramáticos e fatalistas, se irritam facilmente.
Qualidades: 
Bocí,Bomi, Nanã Borocum
*Bocí: A mais nova. Guerreira, dona da espada, esposa de Ogum.Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras.
 *Bomi: É a Iemanjá de meia idade
*Nanã Burucum: A mais velha e severa de todas, rabugenta, feiticeira, rancorosa eviolenta. 
Saudação: Omio Odô : Mãe do Rio!
Dia do ano: 02 de fevereiro
Dia da Semana: Sexta-feira
Flor: Hortênsia,palma azul, rosa azul
Comida: Canjica branca, peixe
Doce: Merengue,doce de côco
Animal de estimação: Marisco
Função: Mudança de pensamento, união, abafamento
Número: 08
Cor: Azul claro
Ferramentas: Âncora,leme, peixe, estrela do mar, pérola, conchas, moedas, búzios
Frutas: Melancia,uva dedo-de-dama, pêra
Ervas: Malva,alfazema
Legumes: Alface,cebola, salsa, chuchu
Ajuntós:
*Bocí: com Ogum Adiolá, com Xangô Aganjú, com Odé, com Ossanhe, com Oxalá Dacum
*Bomí: com Oxalá Jobocum, com Oxalá de Orumilaia
*Nanã Borocum: com Oxalá Jobocum





Nenhum comentário:

Postar um comentário