sábado, 2 de setembro de 2017

Xangô, ou Sangó, o Orixá da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo.

                  Xangô, e um dos Orixás mais populares no Brasil e preza pela justiça e pelo fogo ou, ainda, pela justiça do fogo. Ele e formoso, sensual e adepto dos prazeres da mesa e do corpo. Conquistador, teve três esposas... Iansa, Oxum e Oba . Sua personalidade forte e marcante faz com que sentimento de derrota não faça parte do seu dia a dia. Tem o arquétipo de um ditador, e mesmo sendo famoso por sua ação repressiva e autoritária, consegue distinguir entre o bem e o mal.
                 Os raios e trovoes são as suas armas que envia como castigo a quem age de maneira contraria a seus princípios de justiça, consequentemente domina a eletricidade e o fogo. Os filhos de Xangô odeiam mentiras e falsidade.


               Xangô nasce do poder e morre em nome do poder. Sua natureza já o faz um rei absoluto, forte e imbatível. O prazer maior de Xangô e o poder. Xangô manda nos poderosos, manda no seu reino e nos reinos vizinhos ao seu. Xangô e o rei dos reis. No Orum não existe uma hierarquia entre os Orixás na questão de poder, nenhum possui mais axe que o outro, apenas Oxalá e mais respeitado pela idade e por representar o patriarca da Religião.
               Entretanto, se necessário fosse escolher um Orixá todo poderoso, quem? Senão Xangô... O trono de Oyo já pertencia a Xangô por direito, pois seu pai foi o fundador da cidade. Xangô e o rei que não aceita contestação, todos sabem de seus méritos e reconhecem o seu poder, Xangô foi o grande alafin de Oyo porque soube inspirar responsabilidade e poder aos seus súditos, sempre tomou as decisões mais inteligentes e sabias, e, sobretudo, por seu senso de justiça extremamente apurado. Xangô e viril e potente, violento e justiceiro, castiga os mentirosos, os ladroes e os malfeitores...
               Xangô tem horror a morte, sendo o único Orixá que abandona os seu filhos um pouco antes da chegada de Iku.




           Xangô e o rei da nossa nação (Cabinda), alem de ter sido considerado o rei de todo o povo Ioruba. Senhor do fogo, dos raios e das tempestades Xangô foi um rei que unificou todo um povo.
           Os Edun Ara nome dado as pedras de raio lançadas por Xangô e profundamente enterradas nos locais onde o solo foi atingido, devem ser colocadas em um pilão de madeira esculpido (odo), e consagrado a Xangô, sem nunca confundi-las com seu otas, mas estas pedras de raio são consideradas emanações de Xangô e também contem o seu Axe e o seu poder. Essas pedras recebem nas obrigações os mesmos sacrifícios que o Ori e o ota do iniciado para manter-lhe a força e a potencia.




             O simbolo de Xangô e o duplo machado estilizado (Oxé),que se oferece aos iniciados quando estão em transe, por ser o rei da nossa nação oferecemos também o chocalho chamado Xeré,feito com uma cabaça alongada e contendo determinados grãos, e, que e sacudido em honra a Xangô.
             Suas cores preferidas são o branco e vermelho, suas oferendas são feitas nas terças feiras, dia de grande vibração e energia desse Orixá. Normalmente fazemos as oferendas em pedreiras ou montanhas, local preferido de Xangô pois, do alto das montanhas se enxerga o mundo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário